quarta-feira, 16 de maio de 2012

Rádio Televisão Biblioteca e um enorme bocejo...

Um palhaço muito ensonado...
Partilho convosco uma forma de usar o nosso sítio que funcionou muito bem na EB 1 da Venda do Pinheiro, Biblioteca Escolar Mil Maravilhas:
Com os computadores ligados na “Janela de papel”, divide-se a turma em 12 grupos, o número de temas segundo os quais os livros estão arrumados. Depois lança-se o desafio: Cada grupo explorará livremente cada tema elegendo um livro favorito. Terão de saber o nome do escritor e do ilustrador, analisar calmamente o livro através da função Folhear com ajuda do Resumo e depois explicar a razão da sua escolha. Também deverão demonstrar como convenceriam um colega de outra turma a ler o livro eleito. Pedi a cada grupo (2) que se pusesse em cima da cadeira enquanto os entrevistava com um microfone improvisado: “Em direto para a Rádio Televisão Biblioteca, diga-nos como chegaram à vossa magnífica escolha? Qual o ponto mais forte do livro? Quero dizer, mais interessante? Gostaram do tema? E da ilustração? Acham que se aplica bem à vossa idade? Como convenceriam um amigo a ler a vossa escolha?” … E eles lá foram respondendo, por vezes surpreendentemente, às perguntas do reporter animador. No final fizeram uma lista de 12 livros escolhidos que entregaram à professora Susana Lopes (professora bibliotecária) para posterior leitura.
Na segunda parte da sessão, respondeu-se ao desafio De boca aberta a partir do livro A Princesa que Bocejava a Toda a Hora de Carmen Gil e Elena Odriozola. Foi uma manhã bem passada, mas com um bocadinho de sono…

2 comentários:

  1. E são manhãs como estas que não se esquecem... mesmo que se esteja sempre a bocejar:)

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que no dia 6 Junho, no Milharado, também vai ser bem divertido ver os alunos transformados em animadores do Cata Livros....

      Eliminar