terça-feira, 12 de março de 2013

O Cata Livros em Faro


No passado sábado, o Cata Livros preencheu o segundo dia do II Encontro "Partilhar Leituras", organizado pela Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, de Faro, cujo primeiro dia incluiu uma série de conferências acerca de "A Leitura e os Livros nas Bibliotecas do Algarve".
A Biblioteca António  Ramos Rosa, nestes seus 12 anos de vida, venceu por três vezes o Concurso de apoio a Projetos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas da Fundação Calouste Gulbenkian, o último dos quais foi "Cinema entre Linhas". É uma biblioteca viva, dinâmica, liderada pela Diretora Sandra Martins, com um equipa motivada e consciente da necessidade de inovar e fazer sempre melhor, sobretudo em tempos de crise. Mantém atividades de animação e promoção da leitura regulares para as escolas dos vários níveis de ensino, para famílias (para além da Hora do Conto diária, às 18:00, dinamiza também um Clube de Leitura mensal para Pais e Filhos) e mediadores. Mantém uma relação privilegiada com as bibliotecas escolares através do SABE. Realiza também um leque variado de atividades de intervenção comunitária e estabelece parcerias com diversas instituições e associações locais, de modo a enriquecer a sua oferta cultural. 
Nestas sessões de Apresentação e Demonstração houve um diálogo constante com os participantes, muitos interessados e interessantes: 2 professores universitários aposentados, (membros da Associação Internacional de Paremiologia - o estudo dos provérbios), educadoras de infância, docentes de 1º, 2º, 3º CEB e Ensino Secundário, professoras bibliotecárias, técnicas de biblioteca, bibliotecárias, animadoras e uma gestora cultural. Houve espaço para comentários, ligações com o percurso pessoal / profissional de vários dos participantes e, obviamente, críticas e sugestões.
Um grande obrigada a toda a equipa da BM de Faro, em particular, à Dra. Sandra Martins e à Dra Fátima Monteiro Bento, que nos convidaram e deram um apoio constante.

Paula Cusati

Sem comentários:

Publicar um comentário